Política de Privacidade

Política de Privacidade e proteção de dados pessoais da Plataforma Hotsite

Atualizado em 05 de setembro 2021.
Você pode baixar estes Termos e Condições de Uso aqui.

A Fundação Telefônica Vivo (“Fundação”) se orgulha do compromisso de respeitar a privacidade e garantir a segurança dos dados pessoais dos Usuários em sua Plataforma Hotsite (“Plataforma”). Assim, criamos esta Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais (“Política de Privacidade”) para que o Usuário saiba qual o tratamento conferido aos seus dados pessoais, bem como a forma de exercer seus direitos por meio da Plataforma.

1. ESCOPO

Esta Política de Privacidade consolida todos os compromissos da Fundação relativos à coleta, armazenamento, segurança e utilização de dados pessoais dos Usuários, sendo parte integrante dos Termos e Condições de Uso, cuja leitura deve ser feita em conjunto. A proteção de dados é uma responsabilidade compartilhada entre a Fundação e o Usuário. A confidencialidade dos dados coletados é prioritária para a Fundação, que limita tratamento de tais dados às situações previstas no presente documento.

Ao clicar “Eu Aceito” após ler esta Política de Privacidade, o Usuário confirma ser legalmente capaz, de acordo com o Código Civil Brasileiro (Lei nº 10.406/2002).

2. TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS DE MENORES DE IDADE

A Plataforma admite a participação de menores de idade, portanto, nos casos em que o usuário for menor de 18 anos, o cadastro deverá conter as informações de ao menos um dos pais ou responsável legal (“Representante Legal”).

Neste caso, o aceite dos Termos e Condições e da Política de Privacidade deverá ser feito pelo Representante Legal, que aceitará e outorgará o consentimento no momento do cadastro do Usuário, ficando seus dados pessoais vinculados aos dados pessoais do menor.

Caso entenda necessário, a Fundação poderá solicitar prova de que o Representante Legal é efetivamente pai, mãe ou responsável legal do Usuário, a qualquer tempo, sob pena de exclusão do cadastro do Usuário da Plataforma.

Se o Representante Legal tomar conhecimento de que o menor forneceu informações sem o seu consentimento, poderá contatar a Fundação imediatamente através do e-mail programavoluntariado.br@telefonica.com para exclusão dos sistemas da Fundação dentro de um prazo razoável, que será informado ao pai ou responsável.

O consentimento é dispensável caso a coleta dos dados pessoais dos menores pela Fundação se dê com a finalidade de proteção dos menores. Neste caso, a Fundação compromete-se a não compartilhar tais dados com outras empresas.

3. LOGIN E SENHA

A Conta de Acesso compreenderá login e senha como credenciais de acesso. Estas credenciais devem ser tratadas como confidenciais e não devem ser compartilhadas com terceiros. O acesso à Plataforma deve ser sempre feito a partir de computadores, celulares ou outros dispositivos que possuam recursos de segurança atualizados.

O Usuário é inteiramente responsável pela guarda e pelo sigilo de seu login e senha e, para evitar o uso indevido da Plataforma por terceiros, deve comunicar imediatamente ao Fale Conosco caso suspeite que terceiros possam ter tido acesso a essas credenciais. O Usuário é o único responsável pelas operações realizadas na Plataforma por meio de seu login.

Em caso de suspeita de prática de ato ilícito ou de descumprimento dos Documentos da Plataforma, a Fundação poderá bloquear, suspender ou cancelar a Conta de Acesso do Usuário, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, sem prejuízo de outras medidas que entender necessárias e oportunas.

4. TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS DOS USUÁRIOS.

  1. Coleta de dados pessoais dos Usuários.

    No decorrer da prestação de serviços por meio da Plataforma, a Fundação coleta um conjunto de dados pessoais dos Usuários, seja mediante o preenchimento de formulários pelo próprio Usuário, seja pela ação de mecanismos automatizados, como explicado abaixo:

    • Dados fornecidos pelo Usuário diretamente na Plataforma: São os dados inseridos pelo Usuário na Plataforma, tanto para a realização do cadastro quando para a personalização do perfil do Usuário, como, por exemplo, nome completo, endereço de e-mail, números de telefone, endereço, número de CPF, profissão, nacionalidade, etc. A segurança desses dados será abordada no item 6 “Procedimentos de Segurança”.
    • Dados coletados automaticamente: São os dados obtidos por tecnologias automáticas, como características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas na Plataforma e aquelas acessadas ao sair da Plataforma ou qualquer termo de procura digitado no site ou em referência a este, dentre outros. Estes dados são obtidos por meio de cookies, pixel tags, beacons e local shared objects.

      - Cookies são pequenos arquivos de texto que armazenam preferências de navegação do Usuário. Você encontra nossa Política de Cookies abaixo;

      - Pixel tags são blocos de códigos inseridos em um site para permitir a realização de certas ações, como ler e armazenar cookies;

      - Local shared objects são arquivos criados no computador do Usuário permitindo personalizar preferências da Plataforma.

      O Usuário pode configurar o seu navegador de forma a bloquear a operação de algumas destas ferramentas. Neste caso, é possível que alguns recursos oferecidos pela Plataforma deixem de funcionar corretamente.

  2. Utilização de dados pessoais dos Usuários.

    No decorrer da prestação de serviços por meio da Plataforma, a Fundação utiliza os dados pessoais coletados de diversas formas, indicadas abaixo:

    • Como forma de cumprimento do contrato entre o Usuário e a Fundação, os dados pessoais serão utilizados para: (i) realizar a inscrição do Usuário na Plataforma; (ii) permitir a inscrição do Usuário nos Programas de Voluntariado oferecidos pela Plataforma; (iii) alimentar os sistemas e bases de dados que compõem a Plataforma; (iv) incentivar a adesão do Usuário aos programas nos quais está inscrito, por meio do envio de mensagens sobre o andamento do curso e prazo de conclusão; (v) realizar contato com o Representante Legal para permissão do Usuário menor de idade; (vi) receber, tratar e atender às demandas do Usuário feitas pelo canal do Fale Conosco, inclusive para a correção de bugs; (vii) quando/se houver alterações societárias na Fundação, para que o Usuário continue tendo acesso aos serviços.
    • Em atendimento ao legítimo interesse da Fundação, os dados pessoais serão utilizados para elaboração de relatórios anonimizados, a partir da análise dos dados pessoais e de comportamento do Usuário, possibilitando alterações no curso que sejam benéficas ao desempenho e interesse dos Usuários e melhoria do conteúdo.

O Usuário consente de forma livre, informada e inequívoca com as seguintes formas de utilização de seus dados:

  • Envio de comunicações sobre marketing e outras notícias que a Fundação entenda ser de interesse do Usuário. Caso este não esteja interessado em receber tais comunicados por e-mail, WhatsApp ou SMS, poderá se descadastrar a qualquer momento;
  • Utilização do nome do Usuário atrelado a depoimentos e produções inseridos na Plataforma, para fins de pesquisa, divulgação de impressões e feedback sobre o curso e comunicação, caso o Usuário opte por ser identificado em peças de comunicação;
  • Utilização de depoimentos e produções inseridos na Plataforma, para fins de pesquisa, divulgação de impressões e feedback sobre o curso e comunicação, de maneira anônima, caso essa tenha sido a opção realizada.

Nas hipóteses de tratamento de dados com base no consentimento, caso haja judicialização, a Fundação poderá requerer a inversão do ônus da prova para demonstrar que o Usuário deu seu consentimento de forma lícita para realização do tratamento de dados pessoais.

3. Compartilhamento de dados pessoais dos Usuários.

A Fundação se compromete a manter a guarda exclusiva dos dados dos Usuários coletados em suas atividades. No entanto, o compartilhamento destes dados será necessário em algumas circunstâncias, indicadas abaixo:

  • Como forma de cumprimento de obrigação legal, os dados pessoais serão compartilhados: (i) mediante ordem judicial, com o órgão judicial requerente, sendo o compartilhamento limitado aos dados expressamente requisitados; e (ii) mediante requerimento, com a autoridade administrativa competente, sendo o compartilhamento limitado aos dados cadastrais dos Usuários.
  • Como forma de exercício regular de direitos da Fundação, os dados pessoais serão compartilhados com o Poder Judiciário, a Administração Pública ou a câmara arbitral correspondente, em caso de processo judicial, administrativo ou arbitral.
  • Como forma de cumprimento do contrato entre o Usuário e a Fundação, os dados pessoais serão compartilhados (i) com parceiros de tecnologia, para a criação e manutenção de ferramentas que permitam o oferecimento dos cursos na Plataforma, bem como a emissão de relatórios e a segurança dos dados, e (ii) com as instituições de voluntariado vinculadas à Plataforma Hotsite e ao Programa de Voluntariado.
  • Como forma de legítimo interesse da Fundação, os dados pessoais poderão ser compartilhados com parceiros que serão responsáveis pelo compilado da base de dados e análise das informações e criação de estatísticas. A maior parte dos dados será encaminhada ao parceiro de forma anonimizada.

O Usuário consente de forma livre, inequívoca e informada com o compartilhamento de seus dados com as empresas envolvidas em caso de transações e alterações societárias abrangendo as operações da Fundação para garantir a continuidade dos serviços;

4. Armazenamento dos dados dos Usuários

A Fundação armazena os dados dos Usuários em servidores próprios ou contratados, empregando todos os esforços razoáveis de mercado para garantir a segurança lógica e física de seus sistemas e para dotar seus servidores de modernos mecanismos de segurança. Em todas as instâncias, os dados dos Usuários serão tratados sob confidencialidade estrita e a Fundação manterá um registro de acesso aos dados por funcionários e prestadores de serviços. O armazenamento dos dados é garantido pelos mecanismos detalhados no item 6, “Procedimentos de Segurança”.

A Fundação armazenará os dados pessoais dos Usuários somente pelo tempo necessário até que a finalidade do tratamento seja atingida, com exceção do cumprimento das obrigações legais de armazenamento, como por exemplo as obrigações de guarda de registro advindas do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) e de guarda em livro de registro de certificados (nas parcerias com instituições de ensino superior), de acordo com a legislação aplicável.

5. DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS.

  1. Acesso e correção dos dados pessoais pelo Usuário.

    O Usuário conectado à Plataforma mediante autenticação por login e senha poderá acessar seus dados por meio do Perfil do Usuário, onde poderá também atualizá-los e corrigi-los, se necessário.

  2. Exclusão, bloqueio e anonimização de dados pessoais.

    A Fundação mantém os dados pessoais dos Usuários armazenados enquanto estes estiverem utilizando os serviços da Plataforma e durante um período razoável após o seu uso, até o cumprimento da finalidade ou então das respectivas obrigações legais.

    Se o Usuário quiser excluir ou bloquear seus dados pessoais, deverá solicitar ao Fale Conosco.

    O Usuário fica ciente de que o pedido de bloqueio ou exclusão de dados pessoais da Plataforma pode impedir parcial ou totalmente a prestação dos serviços pela Plataforma, dependendo da informação em questão.

    Para elaboração de relatórios de ciência de dados, os dados pessoais coletados pela Fundação são anonimizados, portanto a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.705/2018) não se aplica a esta operação.

  3. Revogação do consentimento.

    Nos casos em que for requerido, o Usuário poderá revogar seu consentimento a qualquer tempo, com a ressalva de que não poderá mais usufruir dos serviços da Fundação na Plataforma. Caso deseje, após a revogação do consentimento, o Usuário poderá se cadastrar novamente, porém deverá consentir com as regras e disposições vigentes à época. O pedido de revogação deverá ser encaminhado ao Fale Conosco, que procederá com a exclusão e contatará o Usuário via e-mail para informar sobre a conclusão do procedimento.

  4. Portabilidade de dados pessoais.

    Caso o Usuário deseje excluir seus dados da Plataforma e encaminhá-los a um terceiro não relacionado à Fundação, o Usuário deverá contatar a Fundação via Fale Conosco e informar seu interesse para que a portabilidade seja efetuada.

6. PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA

Atualmente, nenhuma empresa é capaz de garantir que os dados que trata não sejam alvo de acessos não autorizados, internos ou externos. Por outro lado, a Plataforma conta com modernas ferramentas de segurança, visando à mais eficiente proteção possível para os dados de seus Usuários. Preservar a segurança dos dados dos Usuários é um valor essencial de nossa operação.

Assim, tomamos as seguintes medidas preventivas:

  1. Monitoramento permanente dos locais físicos onde se encontram nossos servidores;
  2. Restrição de acesso aos nossos servidores apenas aos funcionários essenciais para a operação;
  3. Proteção contratual dos dados pessoais dos Usuários expostos a funcionários da Plataforma.
  4. Proteção contratual dos dados pessoais dos Usuários compartilhados com instituições de ensino e parceiros executores.

A Fundação não solicita confirmação de dados por e-mail (com exceção de recuperação de login e senha), nem envia mensagens contendo anexos executáveis (arquivos com extensão .exe, .com, .scr, .bat, .zip, .rar, .clp) ou links para download.

Os e-mails de atendimento aos Usuários são enviados a partir do endereço programavoluntariado.br@telefonica.com. Os links contidos em nossos e-mails estão direcionados à Plataforma ou ao site de empresas parceiras.

7. SUBORDINAÇÃO AOS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO

Esta Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais está subordinada aos Termos e Condições de Uso e, em caso de divergência entre uma disposição desta Política e uma disposição dos Termos e Condições de Uso, esta última deverá prevalecer. Por fim, aplicam-se à presente Política todas as disposições gerais dos Termos e Condições de Uso.

Caso o Usuário possua qualquer dúvida sobre esta Política de Privacidade, poderá entrar em contato diretamente pelo Fale Conosco.

O que são Cookies?

Cookies são pequenos arquivos que algumas plataformas, como páginas da web, podem instalar em seu computador. As suas funções podem ser muito variadas: guardar as suas preferências de navegação, recolher informações estatísticas, permitir determinadas funcionalidades técnicas, entre outras ações.

Por vezes, os cookies são utilizados para guardar informação básica sobre os hábitos de navegação do utilizador ou do seu equipamento e conforme os casos, seja capaz de reconhecê-lo.

Tabela de informações de Cookies:

SESSXXXX Técnica Esses cookies técnicos são um identificador de sessão fornecido pelo servidor. É usado para identificar um usuário que se logou em nosso site e para poder oferecer-lhe o conteúdo de que necessita.
JSESSIONID Técnica Esses cookies técnicos são um identificador de sessão fornecido pelo servidor. É usado para identificar um usuário que se logou em nosso site e para poder oferecer-lhe o conteúdo de que necessita.
PHPSESSID Técnica Esses cookies técnicos são um identificador de sessão fornecido pelo servidor. É usado para identificar um usuário que se logou em nosso site e para poder oferecer-lhe o conteúdo de que necessita.
PHPSession Técnica Esses cookies técnicos são um identificador de sessão fornecido pelo servidor. É usado para identificar um usuário que se logou em nosso site e para poder oferecer-lhe o conteúdo de que necessita.
COOK Técnica Esses cookies técnicos são um identificador de sessão fornecido pelo servidor. É usado para identificar um usuário que se logou em nosso site e para poder oferecer-lhe o conteúdo de que necessita.
cb-enabled Técnica Este cookie técnico nos permite saber se o aviso da política de cookies do nosso site já foi mostrado a você para não mostrá-lo novamente.
cookie-agreed-es Técnica Este cookie técnico nos permite saber se o aviso da política de cookies do nosso site já foi mostrado a você para não mostrá-lo novamente.
ci_session Técnica Esses cookies técnicos são um identificador de sessão fornecido pelo servidor. É usado para identificar um usuário que se logou em nosso site e para poder oferecer-lhe o conteúdo de que necessita
_icl_visitor_lang_js Técnica Esses cookies técnicos nos permitem saber o idioma do seu navegador para poder mostrar-lhe conteúdo personalizado no idioma do seu navegador.
_icl_current_language Técnica Esses cookies técnicos nos permitem saber o idioma que você selecionou em nosso site.
qtrans_cookie_test Técnica Esses cookies técnicos nos permitem saber o idioma que você selecionou em nosso site.
XSRF-TOKEN Técnica Armazena o token CSRF atual
laravel_session Técnica Armazena os dados da sessão
Cookies de Analytics
__utma Analytics Este cookie mantém um registro do número de vezes que um usuário acessou um site, quando foi sua primeira visita e quando ocorreu a última visita.
__utmb Analytics Este cookie ajuda a calcular quanto tempo dura a visita de um usuário, armazenando o momento em que ele entrou
__utmc Analytics Este cookie ajuda a calcular quanto tempo dura a visita de um usuário, armazenando o momento em que ele sai da página.
__utmt Analytics Este cookie ajuda a limitar a coleta de dados em sites de alto tráfego
__utmv Analytics Este cookie ajuda a calcular o comportamento do visitante e o desempenho do site
__utmz Analytics Este cookie identifica a origem do tráfego para o site, - para que o Google possa dizer aos proprietários do site de onde os visitantes vieram quando chegaram ao site
_ga Analytics Cookie definido por analytics.js; Biblioteca JavaScript de propriedade do Google. A biblioteca analytics.js faz parte do Google Universal Analytics e usa esse cookie primário que contém um identificador anônimo usado para distinguir os usuários
_gat Analytics Cookie definido por analytics.js; Biblioteca JavaScript de propriedade do Google. A biblioteca analytics.js faz parte do Google Universal Analytics e usa esse cookie primário que contém um identificador para diferenciar entre os diferentes objetos de rastreamento criados na sessão

Por que eles são importantes?

Os cookies são úteis por vários motivos. Do ponto de vista técnico, permitem que as páginas web funcionem de forma mais ágil e adaptada às suas preferências, como armazenar o seu idioma ou a moeda do seu país. Além disso, ajudam os responsáveis pelos sites a melhorar seus serviços, graças às informações estatísticas que coletam por meio deles.

Quais informações são coletadas?

  • tipo de navegador e suas configurações;
  • informações sobre outros identificadores atribuídos ao dispositivo;
  • preferências de navegação;
  • o endereço IP a partir do qual o dispositivo acessa o site ou aplicativo móvel;
  • informações sobre a localização geográfica do dispositivo quando ele acessa um site ou aplicativo móvel.

Que tipos de cookies este site usa?

Nesta página apenas utilizamos cookies de análise estatística que são aqueles que, bem processados por nós ou por terceiros, nos permitem quantificar o número de visitantes e analisar estatisticamente a utilização que os utilizadores fazem dos nossos serviços. Graças a isso podemos estudar a navegação pelo nosso site.

Como posso configurá-los?

Você pode permitir, bloquear ou excluir os cookies instalados em seu computador configurando as opções de seu navegador de Internet. Veja como: